Seja bem-vindo ao blog de apostilas da Marinha do Brasil. Para se alistar procure no seu navegador por -Taamandare .

GP: Atendimento ao Recruta


GP: Atendimento ao Recruta




A recepção é o primeiro contato do GP com o indivíduo que será recrutado. Nesta, recomenda-se que o GP saúde o recrutando com um “Bom Dia” (dependendo do turno) ou apenas “Olá”. Desta forma, passará a impressão ao recrutando que se sente feliz em recebê-lo e em recrutá-lo. E essa é a verdade! Também pergunte ao grumete se é do seu interesse se alistar, dizendo: “Deseja se alistar?”. Com essa perguntinha, você saberá o real interesse do Grumete.

Obs.: É importante ressaltar que não temos pagamentos na Marinha do Brasil. Então, informe desde logo ao Grumete sobre essa questão, mas avise que fazemos eventos e promoções, cujas recompensas são mobis ou câmbios.

O atendimento em GP nunca teve uma sequência certa, mas aqui iremos tratar da sequência indicada para um atendimento eficiente, cuja aplicação deverá ser imediata por parte dos praças GP.

1°  Verificar o Perfil

- Quando estiver em GP, peça sempre auxílio do praça que está em “canto de PAF”, é o dever deles auxiliar um GP.
- Para poder ver o Perfil do Grumete, basta clicar no boneco dele e depois clicar sobre o nome dele, e irá aparecer uma janela que mostrará todo o seu perfil, é bom destacar que o Recruta deve: não possui nenhum grupo de outra instituição militar.

2° Olhando o blog de registros

- È bom sempre lembrar que este Grumete pode estar demitido da Marinha do Brasil.
- Vá até o blog de registros e vá até a página: “Demitidos” e vê se o grumete não está como demitido, caso ele esteja como demitido, ele não poderá se alistar na Marinha do Brasil.

3° Fardamento

Para poder ver o fardamento correto da Marinha do Brasil, acesse este link:


4° Missão

- A missão do grumete deverá estar exatamente assim: [Mar.BR] Grumete

Você deverá ter muito cuidado e zelo quando for olhar a missão. Repare bem nos espaços entre os colchetes "[ ]", a acentuação da vogal e o espaço entre as demais palavras.

5° Liberação do novo Recruta

- Primeiramente antes de liberar o grumete, pergunte a ele se ele sabe aonde deve ir;
- Caso o grumete não saiba onde ir, comunique a um praça em PAF para que guie-o.
- Seja educado com o Grumete. Diga: “bom treinamento” ou “boa sorte”.